3 principais 'estilos de apego' e como eles afetam seu relacionamento - Novembro 2022

3 principais 'estilos de apego' e como eles afetam seu relacionamento

Você já sentiu vontade de repetir ou reviver o mesmo cenário quando se trata de sua vida amorosa? Aquele que vai ladeira abaixo. Aquele em que você tem os mesmos padrões comportamentais. A principal causa disso pode ser o seu estilo de apego.

O estilo de apego é algo que desenvolvemos na primeira infância e afeta imensamente nossa vida adulta. É causado pelo relacionamento que temos com nossos pais ou cuidadores.

Por que é importante para você e seu relacionamento conhecer seu estilo de apego?

Identificar seu estilo de apego ajuda a determinar se você é realmente compatível com seu parceiro.

Além disso, seu estilo de apego define a maneira como você escolhe seu parceiro e a maneira como seu relacionamento progride.

O ruim é que você não pode conhecer o estilo de apego de seu parceiro até que esteja em um relacionamento com ele.

Por exemplo, muitos manipuladores tóxicos serão encantadores no início do relacionamento e você não descobrirá sua verdadeira natureza até que seja tarde demais.

Para poder entender melhor esse conceito, vamos dar uma olhada nos três principais estilos de apego e os efeitos que eles têm em seu relacionamento.

Conteúdo mostrar 1 1. Fixação segura dois 2. Apego ansioso 3 3. Apego evitativo

1. Fixação segura

Comportamento de relacionamento:

As pessoas que pertencem a esse estilo de apego são capazes de confiar totalmente em seu parceiro. Eles não mostram nenhum sinais de ciúme ou possessividade em relação ao parceiro.

Eles e seu parceiro estão seguros um do outro e em seu relacionamento. Eles não precisam enviar mensagens de texto ou ligar quando estão com os amigos. Eles têm os seus próprios, o que é uma grande coisa.

Mas o que é ainda melhor é que eles também têm a vida que compartilham juntos, coisas para fazer sozinhos e amigos em comum para sair.

O relacionamento deles é saudável. Não é sufocante de forma alguma. Eles amam de uma maneira que os faz se sentirem livres, mas ainda assim fortemente ligados.

Influência da infância:

Eles cresceram em um ambiente seguro e amoroso. Seus pais ou cuidadores lhes ensinaram que sempre estariam lá toda vez que voltassem para eles.

Eles inconscientemente aplicam esse comportamento ao seu relacionamento. Não importa quanto tempo eles passem fazendo algo sem o parceiro, eles sempre podem contar com o retorno deles.

2. Apego ansioso

Comportamento de relacionamento:

Esse estilo é caracterizado por pessoas cheias de inseguranças e falta de confiança, principalmente em si mesmas e depois no relacionamento.

Eles vão querer passar todo o tempo em seu apartamento e toda vez que seu parceiro não estiver com eles, eles serão dominados pelo sentimento de ciúmes. São possessivos e controladores.

Eles temem perder seu ente querido se estiverem fora de vista, é por isso que não os deixam em paz. Eles estão em seu caso em cada momento.

Eles mandam mensagens e ligam quando você está saindo com outra pessoa. Eles realmente não entendem por que você precisa de outras pessoas além deles em sua vida.

Nos piores casos, esse estilo de apego pode resultar em comportamento tóxico e abusivo e pode se tornar muito perigoso para sua saúde mental e física.

Influência da infância:

Alguém que está ligado a esse estilo de apego teve uma infância um pouco difícil. Eles nunca conseguiram o que precisavam de seus pais ou cuidadores.

Eles não se sentiam seguros ou ouvidos. Eles não tinham atenção e muito provavelmente afeto. Eles estão com medo de que seu relacionamento romântico também não lhes dê o que eles precisam.

3. Apego evitativo

Comportamento de relacionamento:

Como o nome indica, as pessoas que têm esse estilo de apego evitam relacionamentos. Eles evitam ficar muito perto de alguém.

Mesmo que eles entrem em um relacionamento, demorou muito para superar seus medos e dar um salto de fé. Mas geralmente, devido a seus problemas de confiança profundamente enraizados, esses relacionamentos não duram muito.

Eles entram em um relacionamento acreditando ou temendo que ele falhe e geralmente acontece dessa maneira. É como uma profecia auto-realizável. Eles atraem aquilo em que acreditam.

Então, de certa forma, eles estão sabotando seus próprios relacionamentos. Eles não têm certeza de si mesmos e, no fundo, pensam que não são bons o suficiente. É por isso que muitas vezes são apegado ou carente.

Influência da infância:

Por alguma razão, as pessoas desse estilo eram realmente separadas de seus pais ou cuidadores. Pode ser um ou ambos fisicamente ou emocionalmente.

Não precisa ser que seus pais os tenham abandonado exatamente – eles podem ter passado muito tempo em um hospital ou em algum lugar onde não podiam ver seus pais tanto quanto precisavam.

Eles podem estar morando na mesma casa, mas têm pais viciados em trabalho ou mesmo viciados e não prestam atenção suficiente a eles.

O que fazer sobre isso?

Só porque seu estilo de apego é ansioso ou evasivo, isso não significa que não possa ser evitado. Você ainda pode estar em um relacionamento feliz, saudável e duradouro, mesmo que não seja fácil.

O melhor a fazer é procurar aconselhamento profissional, confiar no processo e ter paciência. Quanto mais extremo o apego, mais tempo levará para curar.

É realmente difícil fazer qualquer coisa por conta própria, mas o único fato de você conhecer seu estilo de apego está levando você um passo mais perto de resolver seus problemas.