5 maneiras de superar um vínculo de trauma e deixar um relacionamento abusivo - Dezembro 2022

5 maneiras de superar um vínculo de trauma e deixar um relacionamento abusivo

O vínculo traumático é um tipo de dinâmica característica de relacionamentos abusivos .

Isso acontece quando uma vítima fica tão emocionalmente ligada ao seu agressor a ponto de não conseguir encontrar uma maneira de se desapegar dele, mesmo que no fundo saiba o quão tóxico seu parceiro realmente é.

Mesmo que esta seja a última coisa que se poderia esperar, quando o vínculo do trauma ocorre, a vítima sente intenso amor, lealdade e devoção ao seu agressor e deixar esse relacionamento e superar esse vínculo parece uma missão impossível.

No entanto, isso pode ser feito e aqui estão 5 maneiras à prova de balas de fazê-lo.

Conteúdo mostrar 1 Identifique o problema dois Comece a viver na realidade 3 Reconheça suas emoções 4 Comprometa-se com a auto-mudança 5 Obter ajuda

Identifique o problema

mulher triste roendo unhas

A primeira coisa que você precisa fazer se realmente quiser se livrar de seu agressor e se ajudar a se curar é olhar a verdade diretamente nos olhos e aceitar que seu relacionamento não é nada saudável.

Em primeiro lugar, você precisa entender que sua percepção de como o amor deve ser não está certa e que seu parceiro é na verdade seu agressor.

Além disso, você só pensa que os ama quando na verdade é viciado e emocionalmente dependente deles.

Perceber que você está compartilhando sua vida com uma pessoa tóxica e que isso, o que vocês dois têm, é um vínculo de trauma em vez de amor é bastante difícil, mas uma vez que você faça isso, tudo será mais fácil a partir desse passo.

Se você tiver problemas para perceber seu relacionamento sem perceber isso, tente olhar para ele como uma pessoa de fora, porque isso lhe dará uma perspectiva mais objetiva das coisas.

Como você se sentiria se um de seus amigos ou familiares fosse tratado da maneira que você é tratado? O que você diria para eles fazerem?

Comece a viver na realidade

mulher triste sentada no sofá sozinha

Além de identificar o problema, você também precisa parar de viver no passado ou no futuro potencial se realmente deseja superar esse vínculo de trauma no qual está preso.

Faça o seu melhor para se concentrar no momento presente e colocar toda a sua energia para se salvar do seu relacionamento atual.

Isso significa parar de se lembrar de como seu parceiro o tratou com amor e carinho no início do relacionamento e desejar que esses tempos voltem.

Pare de tentar descobrir onde tudo deu errado ou de se culpar por não fazer algumas coisas de forma diferente quando você teve a chance.

Além disso, você também tem que parar de fantasiar sobre o futuro brilhante que você planejou nesta cabeça ao lado desse homem.

Parar de sonhar como as coisas poderiam ou deveriam ser, se ele apenas agisse um pouco diferente.

Para parar de esperar e esperar seu amor para mudar seu agressor porque isso nunca vai acontecer.

Reconheça suas emoções

jovem chorando

Reprimindo suas emoções e fugir deles, por mais dolorosos que sejam, não vai te levar a lugar nenhum.

Eles não vão desaparecer magicamente só porque você age como se eles não estivessem lá.

Na verdade, a única coisa que você conseguirá ao tentar esconder seus verdadeiros sentimentos é que eles se acumulem e sejam mais difíceis de lidar no futuro.

Além disso, você terá que enfrentar cada uma de suas emoções mais cedo ou mais tarde, então por que não começar agora?

Outra coisa importante é não permitir que seu parceiro tóxico o manipule para pensar que você está exagerando ou exagerando por sentir certas coisas.

Não, você não é louco - ele só quer fazer você pensar assim para que você se torne mais fácil de controlar.

Comprometa-se com a auto-mudança

jovem meditando com os olhos fechados

Mudar nossos padrões de comportamento e hábitos é difícil para todos e especialmente para as pessoas que se encontram presas em um círculo interminável de violência emocional.

No entanto, é algo que você tem que fazer e é um passo necessário no processo de autocura.

Faça uma lista de seus comportamentos autodestrutivos e prometa a si mesmo que mudará cada um deles o mais rápido possível.

Por exemplo, você sempre pode responder às mensagens de texto do seu agressor ou atender às ligações dele quando ele quiser se desculpar.

Ou você tem o hábito de ir aos lugares que você pode vê-lo toda vez que ele te ignora.

Essas são algumas coisas que você pode nem estar ciente de fazer, mas alguma auto-introspecção o ajudará a identificar esses padrões de comportamento. Posteriormente, uma vez que você consiga fazer isso, seu poder de livre arbítrio o ajudará a mudar esses padrões e, eventualmente, o ajudará a deixar esse relacionamento para sempre.

Obter ajuda

amigos tristes conversando na sala de estar

A última, mas definitivamente não menos importante, coisa que você deve fazer para superar um vínculo traumático e sair de um relacionamento abusivo é buscar ajuda.

Lembre-se – nenhuma dessas coisas que você experimentou é culpa sua e você não tem nada do que se envergonhar.

Embora conversar com um profissional seja sempre uma boa ideia, você também pode tentar compartilhar seus problemas com seus amigos mais próximos e familiares.

Além de ter a oportunidade de ouvir as opiniões de outras pessoas, o que pode servir como uma verificação da realidade, entrar em contato com seus entes queridos também o ajudará a saber que você não está sozinho em tudo isso.

5 maneiras de superar um vínculo de trauma e deixar um relacionamento abusivo