5 maneiras eficazes de aliviar o estresse em situações difíceis - Julho 2022

  5 maneiras eficazes de aliviar o estresse em situações difíceis

Como a preocupação e o pânico estão aumentando no mundo de hoje, é importante nos mantermos equilibrados – para proteger a si mesmo e aos outros.

A chave é superar o pânico e o estresse com medidas de precaução e ser responsável.

O medo é a resposta humana natural a situações desconhecidas e leva ao estresse.



Não temos respostas para tudo, mas às vezes é suficiente ouvir e implementar algo que já provou funcionar.

Em vez de temer e imaginar os piores cenários possíveis, tente fazer tudo ao seu alcance para melhorar a situação atual.

  mulher preocupada pensando na varanda

Nossa luta ou fuga A resposta é desencadeada quando nos sentimos ameaçados. Essa é uma resposta biológica normal.

No entanto, às vezes nosso corpo responde desproporcionalmente a ameaças que não são tão sérias quanto parecem para nós.

Pensar demais torna tudo pior e, eventualmente, leva ao pânico.

Manter-se composto e com a cabeça fria é sempre uma opção melhor, mais segura e mais útil do que entrar em pânico.

Aqui está o que você pode fazer para manter seu headspace equilibrado em tempos difíceis.

Conteúdo mostrar 1 1. Faça tudo o que puder para ajudar a situação dois 2. Limite o tempo que passa nas redes sociais 3 3. Pare, respire e seja grato pelo seu corpo 4 4. Mantenha-se seguro, mas não se isole emocionalmente: converse com outras pessoas 5 5. Pratique a compaixão

1. Faça tudo o que puder para ajudar a situação

  mulher com os olhos fechados respirando profundamente
Se você sabe o que está causando seu estresse, faça tudo o que puder para ajudar a situação. Pode ser um trabalho, um ente querido ou um problema global – tente fazer o que estiver ao seu alcance para melhorar as coisas.

Quando você sabe que está fazendo o seu melhor, sua mente se sentirá mais em paz.

2. Limite o tempo que passa nas redes sociais

  mulher loira digitando no telefone
Não importa a situação, gastar muito tempo nas mídias sociais não vai ajudar.

É importante manter contato com tudo o que está acontecendo no mundo, mas estar completamente imerso nas novas informações e na vida de outras pessoas pode prejudicar seriamente sua saúde mental e aumentar seus níveis de estresse.

O cérebro humano não está adaptado ao que está acontecendo no século 21 – a era digital alimentada pela informação. Ele não pode processar a quantidade de dados que consumimos diariamente.

É por isso que nossos cérebros estão constantemente sobrecarregados e nossos corpos sofrem as consequências.

3. Pare, respire e seja grato pelo seu corpo

  jovem medita fora
Em tempos de estresse e preocupação, podem ocorrer problemas respiratórios, como respiração superficial, e são comuns.

A respiração regular e persistente pode, por esse motivo, funcionar para redefinir a resposta de luta ou fuga e interromper a sensação de pânico e os sintomas associados à ansiedade.

Isso vale para o exercício físico também. Redirecionar nossa atenção para o corpo físico nos torna conscientes do momento presente.

Estar no momento presente nos ajuda a ver a situação com mais clareza.

4. Mantenha-se seguro, mas não se isole emocionalmente: converse com outras pessoas

  dois amigos tomando café juntos

Quando nos sentimos ameaçados e estressados ​​mentalmente, é bom garantir que nosso corpo se sinta seguro. Quando nos sentimos fisicamente seguros, é provável que nos sintamos mais em paz mentalmente.

Mesmo que isso signifique isolamento. No entanto, é saudável manter contato com as pessoas. Os humanos precisam uns dos outros.

Nada é melhor do que sentir a coletividade e espalhar positividade quando necessário.

O poder do espírito humano, mesmo nos momentos mais sombrios, pode brilhar quando as pessoas são vulneráveis, empáticas e prontas para ajudar.

5. Pratique a compaixão

  mulher sentada na janela
A compaixão nos lembra que não estamos sozinhos, fazendo com que os outros se sintam menos sozinhos. Ao praticar a compaixão, estamos dando sentido à nossa vida.

Nos momentos em que a vida nos testa, mostrar compaixão é sinal de grande força.

A compaixão é a prova de que sua vida é composta de mais do que apenas coisas mundanas, é a prova de que a vida tem um significado.

Às vezes, o medo, o estresse e a preocupação nos tornam muito egocêntricos e isso torna a situação ainda pior.

Pratique a compaixão para se lembrar das coisas importantes.

“A felicidade pode ser encontrada, mesmo nos momentos mais sombrios, se alguém apenas se lembrar de acender a luz.” - JK Rowling

  5 maneiras eficazes de aliviar o estresse em situações difíceis