7 principais diferenças entre o amor verdadeiro e o apego - Novembro 2022

7 principais diferenças entre o amor verdadeiro e o apego

Quando se trata de relacionamentos hoje, muitas pessoas confundem amor com apego a outra pessoa. Embora, a diferença entre os dois seja enorme.

Você pode realmente amar alguém sem estar apegado a essa pessoa. No entanto, às vezes o amor pode levar ao apego e esses sentimentos mistos podem se tornar tão confusos.

Primeiro, você deve saber que o amor verdadeiro nunca fará você se sentir ansioso e deprimido. Esse tipo certo de amor – amor puro e verdadeiro – parece fácil e faz você se sentir bem o tempo todo.

O verdadeiro amor é difícil de encontrar, mas uma vez que você o faz, você nunca o deixará ir.

É por isso que é tão fácil confundir apego com amor. Também faz você se sentir bem porque seu parceiro está atendendo a todas as suas necessidades, mas você verá que não vai durar.

Então, como você pode saber se sente amor verdadeiro ou está apenas apegado ao seu parceiro?

Conteúdo mostrar 1 1. O amor é incondicional, o apego tem tudo a ver com condições dois 2. O amor é altruísta, o apego é egoísta 3 3. O amor ajuda você a crescer, o apego não encoraja seu desenvolvimento pessoal 4 4. O amor não tem fim, o apego é temporário 5 5. O amor faz de você uma pessoa melhor, o apego o torna superficial 6 6. O amor te aceita do jeito que você é, o apego tenta te mudar 7 7. O amor é sobre fazer concessões, o apego é sempre colocar suas necessidades em primeiro lugar

1. O amor é incondicional, o apego tem tudo a ver com condições

homem e mulher abraçando em pé ao ar livre

Uma pessoa que te ama de verdade sempre te amará da mesma forma, não importa o que aconteça. Eles nunca irão embora, não importa quão difícil seja a situação.

O verdadeiro amor é amar alguém sem esperar nada em troca. É quando você ama alguém sem limitações e limites.

Quando você aceita alguém por quem ele é – até se apaixona por suas imperfeições.

Bem, é a única maneira que o amor deve sentir. Enquanto, por outro lado, o apego é exatamente o oposto. Você estabelece muitos limites para o seu parceiro. Você tem condições que eles precisam seguir.

Você começa a persegui-los nas mídias sociais porque não quer que eles se comuniquem com outras pessoas e começa a decidir que eles podem ou não sair.

Seu relacionamento se torna tóxico, com tantos limites e limitações.

2. O amor é altruísta, o apego é egoísta

homem dando um morango para mulher enquanto está sentado na cama

Quando você realmente ama alguém, você fará o que for preciso para fazer essa pessoa feliz, porque a felicidade deles é mais importante para você do que o seu próprio. Suas necessidades e bem-estar tornam-se prioridade máxima.

Quando você está apegado a alguém, no entanto, tudo gira em torno de você. Você se torna dependente de seu parceiro. E você está no relacionamento apenas para atender às suas próprias necessidades.

homem e mulher se beijando no cais enquanto segura bicicletas

Quando alguém realmente te ama, ele te apoiará em tudo que você fizer. Eles vão inspirá-lo a seguir seus sonhos. Eles constantemente farão você trabalhar em si mesmo para se tornar a melhor versão de si mesmo.

Estar apegado a alguém faz você sentir medo do crescimento dessa pessoa. Você está com medo de que isso possa fazê-los repensar seu relacionamento e que eles possam deixá-lo.

4. O amor não tem fim, o apego é temporário

homem e mulher sentados nas folhas debaixo da árvore

O verdadeiro amor é eterno. A pessoa certa faz você se sentir tão bem e tudo o que você consegue pensar é em querer passar o resto de sua vida com essa pessoa.

Mesmo que você brigue de vez em quando (o que é perfeitamente normal), você sabe que nada pode separá-lo.

Por outro lado, quando nos apegamos emocionalmente a alguém, isso acontece com muita facilidade, e é por isso que não pode durar. Você fica entediado com esse relacionamento, e o sentimento de apego pode desaparecer surpreendentemente rápido.

5. O amor faz de você uma pessoa melhor, o apego o torna superficial

homem com barba beijando mulher na bochecha

Quando você está apaixonado, você se torna mais compreensivo, gentil e atencioso. Isso terá um efeito positivo em sua vida.

Você terá uma perspectiva mais otimista. Isso também o motivará e inspirará a trabalhar em si mesmo.

Por outro lado, você se apega a alguém apenas porque vê certos benefícios desse relacionamento. É tudo sobre o que seu parceiro pode fazer por você; você não se importa com as necessidades deles.

É superficial e afetará todos os seus relacionamentos futuros.

6. O amor te aceita do jeito que você é, o apego tenta te mudar

homem carregando mulher de top branco ao ar livre

Uma pessoa que realmente te ama vai te amar do jeito que você é. Eles vão abraçar todas as suas imperfeições e te amar ainda mais. Eles nunca tentarão mudar qualquer parte de você.

Quando você está emocionalmente ligado a alguém, você tenta mudar todas as partes que você não gosta.

Você tentará mudá-los de uma maneira que o faça feliz, porque no final, você ser feliz é tudo o que importa.

homem com caneca sentado na cadeira olhando mulher

Quando você se apaixona por alguém, você aprende a fazer concessões. É a base de todo relacionamento saudável.

Você quer fazer seu parceiro feliz e isso significa que você terá que engolir seu orgulho às vezes e colocar as necessidades do seu parceiro à frente das suas.

Por outro lado, se você está apenas ligado a alguém, você quer controlar essa pessoa e é por isso que você nunca está preparado para encontrar o meio-termo em nada.

Estar apegado a alguém pode preencher o vazio em sua vida, mas nunca pode torná-lo verdadeiramente feliz.

Mas o amor é a emoção mais especial e poderosa que torna sua vida melhor em todos os sentidos possíveis.

7 principais diferenças entre o amor verdadeiro e o apego