7 sinais à prova de balas de que você é um facilitador em seu relacionamento tóxico - Dezembro 2022

Quando você passa algum tempo em um relacionamento tóxico , uma atitude facilitadora torna-se seu mecanismo de enfrentamento.

Basicamente, sem estar ciente disso, você começa a agir de uma maneira que permite que seu parceiro continue com seus jogos tóxicos.

Você está criando um ambiente no qual ele se sente seguro para continuar com seus padrões comportamentais tóxicos e, consequentemente, está apoiando a dinâmica doentia do seu relacionamento.

Não me entenda mal. Não estou tentando culpá-lo pelo fato de você ter um parceiro tóxico. Não importa o que aconteça, lembre-se sempre de que você é a vítima aqui.

No entanto, eu só quero que você se conscientize de suas práticas de habilitação, para que você possa parar de fazê-las e estar um passo mais perto de se salvar disso relacionamento destrutivo .

Conteúdo mostrar 1 1. Você continua salvando ele dois 2. Você sempre perdoa seu parceiro tóxico 3 3. Você evita conflitos para manter a paz 4 4. Você acha que ele vai mudar 5 5. Você sempre assume a responsabilidade 6 6. Você o defende na frente do mundo 7 7. Você nega que tem um problema

1. Você continua salvando ele

imagem de ângulo superior de uma mulher com dor nas mãos de uma pessoa

A primeira bandeira vermelha de que você é um facilitador em seu relacionamento tóxico é o fato de você se esforçar tanto para tentar salvar seu parceiro, mesmo que no fundo você provavelmente saiba que isso é totalmente impossível.

Na verdade, na maioria das vezes, você está tentando salvar esse homem de si mesmo. Você se vê como essa supermulher cujo dever é puxá-lo para a luz e afugentar sua escuridão.

Você acha que é o único que tem a capacidade de lutar contra seus demônios, o único que realmente o entende e não tem o luxo de desistir dele.

2. Você sempre perdoa seu parceiro tóxico

homem dando flores para uma mulher pedindo perdão

Sejamos honestos aqui. Quantos segundas chances seu namorado pegou de você? Quantas vezes você o perdoou pela maneira como ele te tratou?

Aposto que você nem se lembra, não é? Bem, a pior parte é que, agora, você começou a perdoá-lo antes mesmo de ele se desculpar.

Você está sempre procurando desculpas para o comportamento tóxico dele. Basicamente, você continua justificando-o e procurando maneiras de perdoá-lo, para poder justificar sua permanência com ele.

3. Você evita conflitos para manter a paz

casal indiferente sentado no sofá longe um do outro de frente para seus próprios gadgets

Outro sinal de que você é um facilitador é o fato de fazer tudo ao seu alcance para evitar qualquer tipo de discussão em seu relacionamento.

Não estou dizendo que você deve estar constantemente brigando com seu namorado sem uma razão válida.

No entanto, há uma grande diferença entre evitar todos os tipos de conflito porque você tem medo da reação dele e tentar resolver as coisas de maneira pacífica.

Basicamente, você permanecerá em silêncio mesmo se discordar dele, porque sabe que até os menores problemas podem causar um inferno em seu relacionamento.

4. Você acha que ele vai mudar

foto de uma mulher encostada em uma parede branca vestindo blusa preta

Quase todos os facilitadores têm uma coisa em comum: falsas esperanças. Você não estaria neste relacionamento se pensasse que as coisas permaneceriam assim para sempre, estaria?

Então, em vez de ver a dura realidade, você vive em um sonho. Você está convencida de que esta é apenas uma fase do seu romance e se recusa a aceitar que seu namorado é realmente um pessoa tóxica .

Você faz o seu melhor para fazê-lo mudar de atitude, sem perceber que é uma façanha impossível.

5. Você sempre assume a responsabilidade

foto de mulher abraçando um homem bravo

Aconteça o que acontecer em seu relacionamento, a culpa é sempre sua. Sempre que algo dá errado, você é o único culpado.

Na verdade, na maioria das vezes, você é quem conscientemente assume toda a responsabilidade por coisas das quais você não é culpado.

Não só isso, você também assume a responsabilidade pelas palavras e comportamento de sua outra metade. Você não consegue entender a ideia de que ele é um adulto que deveria estar por trás de suas ações – sem você mimá-lo.

6. Você o defende na frente do mundo

grupo de amigas tendo uma conversa acalorada em uma festa do chá

Se você é um facilitador em seu relacionamento tóxico, você tem esse desejo incontrolável de defender seu parceiro na frente de todos os outros, incluindo seus amigos mais próximos e familiares.

Você esconde o mau comportamento dele e tenta apresentá-lo melhor do que ele realmente é.

Bem, me diga uma coisa: por que você teria a necessidade de fazer tudo isso se ele não está fazendo nada de errado?

Acho que no fundo, você sabe perfeitamente que ele é o cara mau aqui e você está realmente envergonhado de seu relacionamento.

7. Você nega que tem um problema

mulher olhando para a câmera em pé perto das janelas com padrões geométricos

O que é comum para todos os facilitadores é que eles se recusam a aceitar que há um problema sério em seu relacionamento.

Portanto, se você continuar negando que seu romance é tóxico, apesar de todas as Sinais de que você está em um relacionamento tóxico , você é, sem dúvida, um facilitador.

Você é uma garota inteligente. Você vê todas as bandeiras vermelhas e as pessoas estão avisando sobre seu relacionamento.

No entanto, é mais fácil varrer as coisas para debaixo do tapete do que enfrentá-las.

Se você tivesse que admitir que está em um relacionamento doentio, teria que fazer algo a respeito – e é exatamente isso que você está tentando evitar.