A raiva simplesmente decorre do medo ou da tristeza: dicas saudáveis ​​de confronto - Janeiro 2023

  A raiva simplesmente decorre do medo ou da tristeza: dicas saudáveis ​​de confronto

Às vezes, vamos ficar com raiva. A vida nem sempre corre como planejado, e há momentos em que podemos nos sentir fora de controle, como se todo o nosso mundo estivesse desmoronando ao nosso redor e não houvesse nada que pudéssemos fazer a respeito. Isso pode nos deixar em um estado de frustração em que sentimos que não há respostas claras. Quando estamos frustrados porque uma situação está fora de nosso controle, isso pode levar a uma raiva insolúvel.



É importante se afastar de certas situações, circunstâncias e relacionamentos que são simplesmente tóxicos. Às vezes, não importa o quanto tentemos, simplesmente não somos compatíveis com o ambiente ao nosso redor ou com quem permitimos. A melhor coisa que podemos fazer quando começamos a sentir como se uma pessoa, lugar ou coisa estivesse sugando nossa energia é nos afastarmos completamente do problema. Se fizemos nossa devida diligência, passando por todas as etapas possíveis para trabalhar em direção a uma resolução, e simplesmente não há método capaz de preencher o vazio, precisamos nos afastar.

A regra geral deve ser que qualquer circunstância em que sentimos que estamos dando muito de nós mesmos e nossos recursos com pouco em troca deve ser totalmente removida de nossa vida. Nós simplesmente não podemos nos apegar à toxicidade. Torna-se tudo consumindo.





Nesse ínterim, há coisas que podemos fazer para tentar resolver os problemas de forma produtiva, em vez de viver em uma espécie de limbo irritado. A chave é a comunicação aberta. Mas só porque você pode se comunicar abertamente com outra parte não garante que haja capacidade suficiente presente para entrar na mesma página ou pelo menos se encontrar no meio. Há uma clara diferença entre o que é considerado comunicação relacional “normal” e o comportamento sociopata também.

Indivíduos sem distúrbios comportamentais subjacentes têm a capacidade de ser empáticos. Eles também têm a capacidade de dar uma olhada longa e dura em si mesmos, em vez de sempre transferir a culpa para outra pessoa, mesmo que seja doloroso fazê-lo. Alguns têm a coragem de falar isso em voz alta, enquanto outros se autocriticam silenciosamente, mas são autocríticos, no entanto, e isso é visível em seus comportamentos e maneirismos.



O que isto significa?

Isso significa que, se você tiver uma discussão acalorada com alguém com quem você se importa muito, que realmente se importa com você da mesma forma, ambos podem atacar e se machucar, mas você ainda vai se afastar e analisá-lo internamente, descobrindo o que deu errado. Se você tiver essa mesma discussão acalorada com alguém que é sociopata, eles não apenas ansiarão pela adrenalina de seduzi-la, mas também não terão a capacidade de olhar para dentro e entender que é uma via de mão dupla. Eles vão ignorar tais situações como se não fossem grande coisa e continuar o seu dia. Esses indivíduos também podem passar de uma ira assustadoramente raivosa para uma total sensatez em um momento, como se nada de significativo tivesse acontecido.



Cuidado com o indivíduo que faz isso! Este não é um comportamento normal. Você não deve ser deixado ao ar para secar, sentindo-se completamente esgotado e descontente de um confronto enquanto seu parceiro está agindo como se nada aconteceu. Esta é uma enorme bandeira vermelha e uma indicação clara de alguém mentalmente doente.

Mas, na maioria das circunstâncias, a resolução eficaz de conflitos envolve a capacidade de se comunicar abertamente, discutir o seu lado da história e ouvir ativamente o deles, depois decidir o que fazer para seguir em frente. Uma partida de gritos pode ser o prelúdio para isso. No entanto, eventualmente, vocês dois devem ser capazes de se estabelecer o suficiente para ter uma conversa madura se, no fundo, vocês se importam com os sentimentos um do outro.

Às vezes, temos que utilizar recursos que provavelmente aprendemos na infância até a idade adulta, como tempo esgotado e mudar de “agir primeiro, pensar depois” para o inverso. Se estamos realmente zangados e não conseguimos resolver a situação com alguém que amamos porque discordamos fundamentalmente de seu lado de uma discussão, sentimos que não podemos expressar adequadamente nosso lado, ou sentimos que seremos cortados antes temos a oportunidade, sempre podemos escrever nossos sentimentos também. Esta não deve ser a primeira opção, se pudermos evitar, mas anotar nossas emoções e passá-las para a pessoa a quem são direcionadas pode induzir a cura.



Escrever também nos ajuda a coletar nossos pensamentos e entender onde talvez tenhamos exagerado enquanto eliminamos pontos legítimos. Podemos escrever algo, riscar ou apagar e reformular conforme necessário. Verbalmente, isso é muito mais difícil de fazer. E ajuda a pessoa que nos feriu a perceber que nos importamos e esperamos expressar isso, mesmo que não possamos fazê-lo pessoalmente.

Seja qual for o seu método de resolver as coisas, lembre-se de que tentar é saudável e promove a importância da interação positiva. Este é um passo na direção certa. Apenas saiba quando é o suficiente e você precisa ir embora. É lindo amar os outros plenamente, mas temos que nos lembrar de amar a nós mesmos também.