Amor verdadeiro versus amor narcisista: quando partir de uma vez por todas - Dezembro 2022

Amor verdadeiro versus amor narcisista: quando partir de uma vez por todas

Estar em um relacionamento com alguém que é inerentemente egocêntrico significa essencialmente estar do lado de fora olhando para dentro.

Isso faz você se sentir mais como alguém que está observando o relacionamento, em vez de se sentir metade dele.

Quando alguém é narcisista, realmente não há espaço para falar sobre você.

Isso não é amor.

Permita que isso afunde porque você precisa ouvir. Qualquer um que te ame valorizará você e suas contribuições. Eles vão querer saber tudo sobre você e apoiá-lo.

Claro, você não vai ver olho no olho o tempo todo, e isso é parte do motivo pelo qual estar em um relacionamento é tão bom. Você pode complementar um ao outro e continuar de onde o outro parou.

mulher séria atenta olhando pela janela

Se você está em um relacionamento com um narcisista, você não é valorizado ou apreciado. Na verdade, você não é você mesmo.

Você é uma extensão do eu, do eu deles, pelo menos do ponto de vista do seu parceiro.

Os narcisistas tendem a entrar em uniões com aqueles que melhorarão seus próprios egos. Isso significa que seus parceiros geralmente têm traços que os outros admiram, incluindo o narcisista.

Mas o narcisista não o admira por esses traços – ele admira a si mesmo e sua capacidade de fazer essas coisas ao fazer parceria com você.

O narcisista só ama o narcisista.

Enquanto você estiver disposto a dar, ele estará disposto a deixá-lo. Se você continuar a oferecer seus traços admiráveis ​​para a tomada, ele continuará a tomar.

mulher infeliz sentada na cama enquanto homem deitado

Basicamente, desde que você esteja disposto a jogar esse jogo sádico, ele também está. No entanto, se em algum momento você se tornar relutante ou começar a perceber (e você perceberá) que essa parceria é unilateral, a lesão narcisista ocorrerá e, pouco a pouco, as paredes começarão a ceder.

Se você causar ferimentos, cuidado com a ira.

Não há nada mais aterrorizante do que a ira que se segue depois que você diz a um narcisista que basta.

Se você disser ao seu parceiro narcisista que o show acabou, o jogo acabou, você está fora, ele ficará determinado a assustá-lo de volta à submissão.

O narcisista não vai parar por nada para mantê-lo.

Isso não deve soar lisonjeiro. Isso significa que seu parceiro se tornará determinado a destruí-lo se isso for necessário para manter o controle e mantê-lo ao lado dele.

mulher preocupada sentada com homem no café

Algumas das maneiras mais comuns de fazer isso incluem isolá-lo de amigos e familiares, contar mentiras impensáveis ​​sobre você para aqueles que mais importam, iniciar uma campanha de difamação e auto-infligir danos para causar problemas com a lei.

Ainda soa lisonjeiro?

Você nunca deve subestimar a extensão da doença psicológica dessa pessoa. Ele é profundo e provavelmente existe há muito tempo.

Não é algo que essa pessoa pode simplesmente “superar.” Você tem que saber que não pode mudá-lo, você não pode consertá-lo, você não é a cura.

Ninguém é – este é um trabalho que só pode ser feito de dentro para fora.

Quando você decidir sair, lembre-se desse fato e faça da sua própria segurança uma prioridade.

mulher séria tomando café perto da janela

Existem certos passos que precisam ser tomados se você acha que está em um relacionamento com um narcisista egocêntrico e não quer mais estar.

É importante saber que, se você está imaginando o pior ao passar por aquela porta, não está sendo paranóico. É sempre melhor prevenir do que remediar.

Aproveite o tempo para configurar uma fuga bem pensada antes de sair.

Acima de tudo, você precisará resistir à vontade de olhar para trás. Depois de fechar a porta, deixe-a fechada.

O narcisista fará tudo ao seu alcance para persuadi-lo a voltar porque a dinâmica do poder mudou inesperadamente, e não há nada mais estressante para um narcisista.

Essa pessoa tentará manipulá-lo para voltar. Eles vão mentir, implorar e roubar – o que for preciso para recuperar o controle. Mas se você saiu com sucesso, você está no banco do motorista, e este é o melhor lugar para estar.

mulher preocupada olhando pela janela

Retornar só tornará as coisas cem vezes piores. Se você optar por voltar, a fachada será derrubada no segundo em que você voltar a portas fechadas com esse agressor, e o melhor descartar seguirá.

Retornar faz o narcisista se sentir mais poderoso do que nunca, e ele usará esse poder para destruição. Se você achava que era ruim antes, volte para um narcisista e logo perceberá o quão ruim pode realmente ser.

Não deixe isso acontecer. Aproveite o tempo para elaborar um plano de segurança e, quando estiver fora da porta, nunca olhe para trás.

Lembre-se, os narcisistas são incapazes de dar ou receber amor. E você merece amor verdadeiro. Vá sem contato de uma vez por todas.

Amor verdadeiro versus amor narcisista Quando partir de uma vez por todas