O que é o apego emocional e como reconhecer se não é saudável - Fevereiro 2023

  O que é o apego emocional e como reconhecer se não é saudável

O apego emocional é um vínculo emocional forte e duradouro que se forma entre as pessoas, embora às vezes o termo possa ser usado para descrever o apego a posses, hábitos ou crenças.



Inclui o desejo de estar perto da pessoa ou coisa a que estamos ligados e retornar à mesma pessoa ou coisa para conforto. A ausência da figura de apego resulta em ansiedade.

Embora o apego seja normal para os seres humanos e envolva uma troca de conforto e cuidado, é verdade que às vezes pode significar falta de liberdade e comportamento pegajoso doentio.





Ao criar um anexo, você pode achar difícil soltá-lo quando algo dá errado. Quando estamos acostumados à nossa zona de conforto, não gostamos de mudanças forçadas.

Pesquisas psicológicas mostram que as primeiras experiências na infância são importantes para o desenvolvimento e comportamento mais tarde na vida, o que significa que aprendemos nosso estilo de apego enquanto ainda somos bebês e, mais tarde na vida, eles podem mudar.



Por que devemos aprender sobre nosso estilo de apego? Não é para confinar o amor em categorias estritas, mas sim para entender facilmente de onde estamos vindo.

Diferentes estilos de apego emocional



A teoria do apego (descrita pelo psicanalista John Bowlby) diferencia quatro estilos principais de apego, cada um deles diz muito sobre a pessoa e suas necessidades.

Os quatro estilos principais são os seguintes:

Conteúdo mostrar 1 Seguro dois Ansioso-preocupado 3 Dispensa-evitativo 4 Temeroso-evitante 5 Necessidade de segurança constante 6 Amor obsessivo 7 Estar excessivamente preocupado com os sentimentos de seu parceiro 8 Evitando a intimidade 9 Apego a coisas materiais 10 Apego aos hábitos onze Anexo a lugares 12 Apego às memórias

Seguro

  casal tomando café enquanto conversa em um café



Quando uma pessoa tem esse tipo de apego emocional, isso significa que ela está começando com grandes recursos.

Eles não têm problemas em se comunicar com o parceiro, não hesitam em pedir ajuda ou apoio emocional e fazem o mesmo pelo parceiro, o que resulta em um relacionamento saudável .

É por isso que alguém com esse estilo de apego tem relacionamentos iguais e compreensivos que os ajudam a crescer juntos.



Ter o mesmo ritmo em um relacionamento dá estabilidade, o que é muito importante para uma conexão de longo prazo.

Eles não se envolvem nos chamados laços de fantasia que dão uma falsa sensação de segurança, mas, em vez disso, apoiam genuinamente seu parceiro e atendem às suas necessidades emocionais.



Tudo isso não significa que relacionamentos seguros sejam perfeitos, mas o que significa é que há um esforço para entender, ouvir e resolver problemas juntos, em vez de culpar um ao outro, agressão passiva ou abandono.

Um estilo de apego seguro significa que ambos os parceiros têm grande autoconsciência, o que os ajuda a ver além de quaisquer problemas e se concentrar em objetivos mútuos e alcançar o bem-estar.



Ansioso-preocupado

  homem sentado ao lado de uma mulher chorando sentada em um sofá dentro da sala

Ao contrário do estilo anterior, os indivíduos preocupados com ansiedade se envolvem nos chamados laços de fantasia .

Uma pessoa com esse estilo de apego tende a fantasiar sobre romance, mas não consegue atender às expectativas na realidade.

Eles pensam demais e analisam demais, o que os torna pegajosos e às vezes obsessivos.

Em vez de amor verdadeiro, eles sentem uma forte necessidade emocional que se origina da privação que experimentaram no início de sua vida.

Esse vazio emocional os torna emocionalmente faminto e que a fome não pode ser totalmente satisfeita pelo parceiro se a pessoa não trabalhar primeiro para resolver seus problemas.

É provável que se apaixonem por um parceiro que podem salvar ou, em alguns casos, que acham que podem salvá-los e geralmente é a pessoa errada.

Um tema recorrente com uma pessoa com esse tipo de personalidade é a baixa autoestima, que decorre de crescer sem limites.

Sua insegurança causa problemas de relacionamento porque, na maioria das vezes, eles percebem a independência de seu parceiro como uma ameaça.

Por exemplo, se um parceiro passa tempo com seus amigos ou outras pessoas, ele percebe isso como falta de cuidado ou abandono e fica desesperado ou passivo-agressivo.

Infelizmente, eles tendem a confundir um relacionamento tóxico por paixão.

Dispensa-evitativo

  por trás da vista de uma mulher sentada nas rochas de frente para o vasto oceano

Uma pessoa com um dispensável-evitador estilo de apego tende a ser emocionalmente indisponível em um relacionamento.

Eles geralmente parecem auto-suficientes e independentes e muitas vezes evitam a intimidade.

Eles estão focados em si mesmos e buscam o isolamento, têm dificuldade em ser vulneráveis ​​e frequentemente parecem e agem despreocupados com as coisas que acontecem em seu relacionamento.

Mesmo depois que o parceiro os machuca ou os deixa, eles tendem a bloquear os sentimentos, o que não faz nada além de reprimir seus sentimentos não expressos. Em outras palavras, eles se desligam emocionalmente.

Esse tipo tem alguns relacionamentos genuínos em sua vida como resultado de seu estilo de apego evitativo e desdenhoso.

'Eu não me importo' é o mantra deles, embora isso quase sempre seja falso porque a independência total é uma ilusão.

Todo ser humano anseia por relacionamentos genuínos e significativos; mesmo que você seja uma pessoa introvertida que não goste de multidões, ter uma conexão de qualidade com outras pessoas é essencial.

Temeroso-evitante

  mulher deitada na cama fechando os olhos com uma mão na cabeça

Uma pessoa com esse tipo de estilo de apego tem uma abordagem mista. Eles temem estar muito perto ou muito distantes de seu parceiro e geralmente têm dificuldade em entender suas próprias emoções.

Sua incapacidade de entender suas emoções faz com que se sintam sobrecarregados, o que só torna as coisas mais complicadas e, ocasionalmente, cria um problema com sua saúde mental.

Eles querem estar perto da outra pessoa, mas, ao mesmo tempo, têm medo de serem feridos.

Quando estão magoados, tendem a ser pegajosos, enquanto outras vezes sentem medo da intimidade e do retraimento. Em outras palavras, eles estão confusos sobre como atender às suas necessidades.

Isso é seguido por muitos altos e baixos com o parceiro, o que resulta em um relacionamento instável e às vezes abusivo.

Sinais de um apego emocional doentio

Todos podemos concordar que nenhum relacionamento é perfeito e sempre há uma discussão ou problema ocasional que precisa ser resolvido. No entanto, existem muitas bandeiras vermelhas que precisam ser trazidas à luz.

Um relacionamento romântico saudável não deve apoiar os seguintes comportamentos, pois são sinais de um apego doentio:

Necessidade de segurança constante

  foto preto e branco de casal se beijando focada na parte inferior de seus rostos

É normal que os seres humanos se preocupem com a forma como os outros os percebem, especialmente seus entes queridos.

No entanto, se fizermos isso constantemente, é um sinal de preocupação.

'Você me ama? Por que você não me diz que me ama? O quanto você me ama? Voce tem certeza disso?' e perguntas semelhantes são apenas alguns exemplos de comportamento pegajoso.

Além disso, a necessidade de outros tipos de afeto, como beijos e abraços, também costuma ser enfatizada demais.

Esse tipo de comportamento sobrecarrega a outra pessoa e a afasta. Isso coloca muita pressão em uma pessoa, que não consegue preencher a fome emocional da outra pessoa.

A solução para este problema é enfrentar um conflito interno não resolvido. Em vez de se apegar a um parceiro para tranquilizá-lo, a pessoa precisa aprender a lidar com seus próprios problemas.

Nunca estaremos totalmente satisfeitos a menos que aprendamos a nos respeitar e perceber nossa autoestima. Quando você conhece sua autoestima, não precisa da aprovação dos outros.

Isso não significa necessariamente que você não se importa com as opiniões deles, mas você já sabe o que é melhor para você e do que você é capaz.

Amor obsessivo

  mulher verificando celular usando fones de ouvido deitada na cama

O amor obsessivo é um extremo paixão que geralmente é acompanhado por ciúmes delirantes e comportamento controlador (não deve ser confundido com sentimentos de paixão que são normais para um novo relacionamento).

É o amor que nunca amadurece o suficiente para alcançar uma conexão emocional saudável. Em vez disso, quase se torna um transtorno de personalidade.

O que piora as coisas é o fato de que o amor obsessivo é romantizado na cultura popular por meio de livros e filmes.

Alguns dos comportamentos não saudáveis ​​são normalizados e os apegos adultos problemáticos são desculpados.

Infelizmente, o amor obsessivo é visto como algo digno de elogios quando na realidade é apenas um comportamento tóxico.

Alguns dos sinais de alerta do amor obsessivo são pensamentos obsessivos sobre seu objeto de desejo, atenção intensa sobre o assunto de seu amor, ligações e mensagens de texto obsessivas, problemas de confiança, alegria e alívio excessivos quando se trata do assunto do amor, problemas para se concentrar em outras coisas e assim por diante.

Estar excessivamente preocupado com os sentimentos de seu parceiro

  preocupação mulher sentada na beira da cama com as mãos na cabeça e um homem sentado perto da cabeceira

A psicologia social nos diz o quão significativa e impactante é a presença de outras pessoas em nossas vidas. Ela afeta nossos pensamentos, sentimentos e comportamento.

É por isso que muitas pessoas se preocupam com sua aparência aos olhos dos outros e, às vezes, até alteram sua própria vida e comportamento para atender às necessidades de seu parceiro.

O problema com esse tipo de comportamento é que estamos sacrificando nosso eu autêntico, o que eventualmente nos leva a nos sentir infelizes conosco e com nosso relacionamento.

Também reflete baixa auto estima e nos faz sentir desconhecidos.

Se estivermos muito preocupados ou com medo das reações de nosso parceiro, especialmente quando se trata de coisas cotidianas, é possível que estejamos presos em um comportamento emocional prejudicial.

Outra maneira pela qual esse problema se manifesta é quando nos sentimos responsáveis ​​pelos sentimentos de outras pessoas, então deixe-me dizer isso novamente:

Você não é responsável pelos sentimentos de outras pessoas. É exatamente isso que nos mantém em um relacionamento difícil ; pensar que tudo de ruim que acontece é nossa culpa é prejudicial à nossa auto-estima.

Evitando a intimidade

  mulher empurrando um homem com a mão ao ar livre vestindo roupas de inverno

Para ter um relacionamento próximo, duas pessoas precisam reconhecer os sentimentos uma da outra e trabalhar para o contentamento mútuo.

Isso significa cuidado constante, apoio, confiança e vulnerabilidade. Não há intimidade real sem vulnerabilidade.

O medo de compartilhar um relacionamento emocional próximo é o medo da intimidade, que é a coisa mais importante entre parceiros românticos.

Existem inúmeras razões para esse medo, incluindo experiências difíceis na infância, histórico de abuso e muitos outros.

A intimidade é a capacidade de se compartilhar com outra pessoa e podemos fazer isso de várias maneiras.

Por exemplo, de forma intelectual (compartilhar pensamentos e ideias), emocional (compartilhar sentimentos profundos), sexual (compartilhar intimidade física) e experiencial (compartilhar experiências).

Diferentes tipos de apego emocional

Quando ouvimos o termo apego emocional, geralmente pensamos em apego às pessoas, ou seja, parceiros de vida, filhos, familiares e amigos. No entanto, existem muitos outros tipos, como:

Apego a coisas materiais

Você tem dificuldade quando alguns de seus bens materiais quebram ou quando você precisa abrir mão deles? Você já se perguntou por quê?

O fato é que estamos apegados às coisas materiais. Se não estivéssemos, por que compraríamos coisas não essenciais em primeiro lugar?

Quase todas as compras significativas são emocionais.

Pense se você deixou seu telefone sozinho por alguns dias; Tenho certeza de que você sentiria falta e sentiria uma certa frustração às vezes.

Claro, é normal gostar de coisas materiais, mas devemos estar cientes de que todas elas são substituíveis.

Existe a ideia de que quanto menos apegados somos, mais felizes somos. Tudo na vida é transitório, então aprender a deixar ir é uma habilidade útil.

Apego aos hábitos

Além de pessoas e coisas, nos apegamos a hábitos. A maneira mais fácil de perceber isso é ver pessoas que fumam, comem demais, são obcecadas por malhar, etc.

É possível ter hábitos saudáveis, mas é mais fácil ter hábitos não saudáveis. É por isso que, para quebrar um hábito, é preciso força de vontade e disciplina.

Anexo a lugares

Para muitas pessoas, mudar seu ambiente é um pesadelo.

Eles se apegam demais a certos lugares; por exemplo, sua cidade natal ou a casa da família e, às vezes, mesmo quando precisam desesperadamente de mudanças.

Recusar a mudança quando é bom para nós é um grande sinal de um apego emocional doentio porque impede o progresso e o crescimento.

Apego às memórias

Resistir às coisas que aconteceram no passado é outro tipo de apego. Não adianta sonhar acordado ou chorar pelas coisas que já aconteceram porque não podemos mudá-las.

O que podemos fazer é focar nas coisas que podemos fazer agora e fazer o melhor que pudermos.

Como quebrar o ciclo insalubre

  mulher chuta água durante o pôr do sol/nascer do sol em silhueta

Embora o apego emocional seja uma coisa normal e esperada para os humanos, às vezes fica fora de controle.

Para manter nosso equilíbrio emocional e liberdade pessoal, precisamos nos desapegar das coisas que não nos servem mais.

Como fazemos isso? Em primeiro lugar, é bom trabalhar a sua autoestima. É crucial se sentir confortável consigo mesmo antes de qualquer outra pessoa para experimentar felicidade, liberdade e equilíbrio emocional.

Em segundo lugar, é bom encontrar coisas novas para focar.

Não confie em outras pessoas para fazer você se sentir bem; descubra como fazer isso sozinho. Envolva-se em coisas que o deixem menos estressado. Faça novos amigos, experimente coisas novas.

Não pense em si mesmo como alguém que precisa de algo ou de outra pessoa para se sentir realizado, pois você já está inteiro.

Não se esqueça de que você tem o poder de mudar sua vida todos os dias, a partir de hoje.

“Renovar, liberar, deixar ir. Ontem se foi. Não há nada que você possa fazer para trazê-lo de volta. Você não pode 'deveria' ter feito algo. Você só pode FAZER alguma coisa. Renove-se. Solte esse anexo. Hoje é um novo dia!' – Steve Maraboli

  O que é o apego emocional e como reconhecer se não é saudável