Você é um “cuidador emocional” em seu relacionamento? - Fevereiro 2023

Você é um “cuidador emocional” em seu relacionamento?

Você está colocando as necessidades dos outros antes das suas? Você é sempre aquele que dá mais, tenta mais e faz mais em um relacionamento?

Você é excessivamente empático? Você tem a tendência de sacrificar suas próprias necessidades, planos e sonhos para acomodar outra pessoa?

Se a resposta para a maioria dessas perguntas for “sim”, é provável que você seja um cuidador emocional. Você está tão acostumado a cuidar dos outros que esquece que precisa cuidar de si mesmo.

Você tem boas intenções, mas está fazendo muito mal a si mesmo. Você está colocando todos os outros antes de você. Você está se esforçando para fazer coisas pelos outros e isso vem a você naturalmente.

Você faz isso sem nem pensar duas vezes. É só mais tarde que você percebe que está fazendo todo o trabalho pesado e se ressente deles mais tarde, quando percebe que toda essa doação o deixou vazio.

A coisa mais perigosa em ser um zelador emocional é que você pode facilmente se tornar uma vítima de narcisistas , manipuladores emocionais , e outro pessoas tóxicas porque você tem muito para dar e eles estão acostumados a receber.

Aqui estão 6 sinais que você deve procurar em si mesmo para verificar se você é de fato um zelador emocional:

Você está abrindo mão de muito para estar nesse relacionamento

mulher triste abraçando homem em casa

Você está desistindo do que mais importa para você, mesmo sem perceber. Há uma enorme lacuna entre você e seus amigos ou até mesmo sua família.

Você está se afastando de seus interesses e objetivos e ignorando suas atividades habituais.

Você basicamente se perdeu nele e não reconhece a pessoa olhando para você no espelho.

Você redirecionou seu foco e energia apenas para ele. Talvez ele quisesse assim ou talvez seja seu desejo natural de cuidar de quem você ama e você exagera.

Você está indo contra o seu melhor julgamento

mulher atenta sentada na grande janela

Você sabe que essa pessoa não está te tratando bem. Tudo o que eles fazem é pegar, tirar, tirar, sem nunca parar para validar seus esforços, muito menos para dar algo em troca.

Seus padrões de comportamento variam, mas fazer você se sentir pequeno, insultá-lo ou ofender suas crenças é o que ofusca todo o resto.

Se você é um zelador emocional, encontrará todos os tipos de maneiras de defendê-los e dar desculpas por suas ações imperdoáveis.

Você se sente desvalorizado

mulher triste sentada no sofá e abraçando o travesseiro

É quase como se seu parceiro não te visse ou não quisesse te ver. Não importa o que você faça ou o quanto tente, tudo passa despercebido. Você é dado como certo.

Você está esquecendo um componente crucial de todo bom relacionamento — a reciprocidade. Você precisa de alguém que faça tanto esforço quanto você.

Você precisa de alguém que corresponda aos seus investimentos. Alguém para ser seu igual, não alguém que você está tentando fazer contente e feliz o tempo todo.

Você está guardando segredos de seus entes queridos

mulher triste sentada ao ar livre

Você não compartilha o que está acontecendo com você e continua guardando tudo por dentro.

Todos os seus entes queridos sabem é que você é diferente, você mudou, e eles continuam dizendo isso.

Você tem vergonha de sua posição atual, odeia ser desvalorizado ou maltratado em seu relacionamento e tem dificuldade em admitir isso para os outros ao seu redor.

Essa também é uma das razões pelas quais você se afasta de seus amigos e familiares; você não gosta de vê-los preocupados e não gosta que façam muitas perguntas, então é mais fácil manter distância.

Você se sente impotente

mulher preocupada segurando a mão na testa

Em um relacionamento saudável, você toma decisões juntos. Ninguém assume o papel do chefe.

Em seu relacionamento, esse não é o caso, pois seu parceiro tem uma palavra a dizer em tudo que você faz ou quer fazer.

Você está em uma situação em que precisa pedir a aprovação dele. Você sente que tem que lutar pelo seu direito básico de viver sua vida do seu jeito.

Eles fazem você sentir que não é bom o suficiente e sentimentos de desamparo o consomem. Você sente que está em uma situação da qual não pode escapar.

Se este é o cenário em que você está vivendo, você não é apenas um zelador emocional, você também é vítima de abuso emocional e você tem que deixar esse relacionamento o mais rápido possível.

Você se ressente por tentar demais

mulher triste vestindo casaco vermelho na floresta

Você quer que as coisas mudem para melhor em seu relacionamento e está se esforçando demais para que isso aconteça.

Você nunca desiste porque está no modo zelador, certificando-se de que seu parceiro esteja o mais feliz possível.

Ao fazer isso, você não está realizando nada. Tudo permanece o mesmo, não importa o que você faça.

É por isso que é o momento perfeito para fazer o oposto. Pare de tentar. Redirecione seu foco dele para você. Dê a ele e a você algum espaço para determinar se ele está investido em você.

Mais uma coisa que você pode fazer se se reconhecer como um cuidador emocional é aprender a exigir.

Você também precisa do amor e do cuidado que está dando ao seu parceiro, então talvez seja hora de pedir isso de volta.

Valorize, respeite e valorize-se. Trabalhe constantemente em si mesmo e em melhorar sua confiança.

Essa é a única maneira de você deixar de ser um zelador emocional e estar em um relacionamento saudável e forte, onde ambos cuidam um do outro igualmente.

Você é um 'cuidador emocional' em seu relacionamento