Você está realmente ouvindo seu parceiro? - Dezembro 2022

Você está realmente ouvindo seu parceiro?

Existe um segredo profundo para desfrutar de um relacionamento duradouro, e é tão simples que você provavelmente pensa que já está fazendo isso, mas é provável que não esteja. Esta é a arte da escuta ativa e, infelizmente, é uma arte perdida. Com o mundo acelerado em que vivemos, a sobrecarga de tecnologia e o foco egocêntrico que a maioria das pessoas adota, raramente ouvimos verdadeiramente nosso parceiro.

Existem muitas maneiras de melhorar a comunicação entre você e seu parceiro e começar a empregar habilidades de escuta ativa, que é uma das maneiras mais simples e profundas de dizer a outra pessoa que nos importamos. Depois de pegar o jeito, certifique-se de ouvir todos em sua vida que tenham um significado especial.

Ouça com silêncio . Essa é a maneira mais comum de aprendermos a ouvir. Mostrar ao seu parceiro que você está interessado no que ele tem a dizer envolve ficar em silêncio e permitir que a outra pessoa fale. No entanto, ouvir é muito mais do que isso. Na verdade, na maioria das vezes quando você está sentado em silêncio ouvindo outra pessoa, você não está mais do que esperando que a pessoa termine para que você possa interpor seu ponto de vista. Não acredita que isso é verdade? Considere este ponto na próxima vez que estiver envolvido em uma conversa.

Ouça com contato visual . É importante fazer contato visual com alguém quando estiver falando. Em algumas culturas, no entanto, fazer contato visual constante é considerado rude, então fique atento a isso. Quando seu parceiro lhe diz algo – mesmo que seja apenas uma recapitulação do dia dele – fazer contato visual fará com que ele saiba que você se importa e realmente permitirá que você ouça com mais atenção. Se você revira os olhos, verifica seu telefone ou está constantemente consultando o relógio de parede, esses são sinais claros de que você não se importa.

Lindo casal sentado no chão da cozinha conversando e olhando um para o outro

Ouça com linguagem corporal . Outra maneira de mostrar a alguém que você está interessado no que eles têm a dizer é descruzar os braços, inclinar-se e ficar parado. Remexendo-se, batendo os dedos e afastando-se do alto-falante, tudo isso mostra que você não está envolvido na conversa. Em vez disso, ofereça uma linguagem corporal que permita que seu parceiro saiba que ele merece sua atenção.

Ouça sem distrações . Assumir outra tarefa (mesmo quando você insiste que ainda está ouvindo) demonstra passividade. Correr de um lado para o outro da casa enquanto alguém está tentando lhe dizer algo faz com que a pessoa acredite que você tem coisas melhores para fazer. Em vez de continuar tentando transmitir a mensagem, ele provavelmente oferecerá um “não importa, eu te conto depois” e desistirá.

Ouça sem interferir. Ouça até que haja pelo menos uma pausa – é simples assim. Resista à tentação de intervir. Você gosta de ser interrompido? É provável que você ache isso tão irritante quanto todos os outros. É frustrante e muitas vezes faz a pessoa perder a linha de pensamento. Pode ser difícil, no entanto, se você realmente quiser construir sobre um ponto que está sendo feito. É por isso que a escuta ativa requer prática. Você tem que praticar ficar engajado na conversa enquanto memoriza o ponto que deseja fazer quando for a sua vez.

Ouça respondendo. Na hora certa, responda de alguma forma que mostre que você ouviu o que foi dito, então apresente qualquer ponto que você queira fazer. Existem técnicas específicas que as profissões de ajuda são treinadas para empregar e também funcionam na conversação cotidiana. Você pode resumir os pontos que a pessoa fez, reformular um pouco o que ela disse e perguntar se você a ouviu corretamente ou vincular uma palavra de sentimento ao que foi dito. Por exemplo, “Eu ouço sua frustração”.

Embora muitos desses pontos pareçam ser de conhecimento comum, eles realmente não são. Eles são realmente muito mais difíceis de fazer na prática. Se você já tem a maioria deles, ótimo! Você está à frente da maioria.

A escuta ativa, infelizmente, raramente faz parte de nossas conversas nos dias de hoje. Mas, por causa disso, escolher usar essas habilidades com seu parceiro certamente percorrerá um longo caminho. Todos nós queremos ser ouvidos, o que significa que todos devemos ouvir uns aos outros, certo? Seu parceiro notará e apreciará o esforço extra.

Jovem conversando com uma garota em um café